Olá, Como praticamente não há linhas de VLT (um sinonimo de bonde) no Brasil, achei alguém poderia achar útil saber como se constroí uma linha. O exemplo que vou mostrar é na cidade de Wrocław, na Polônia, que tem 700 mil habitantes e umas 25 linhas de VLT. A obra que vou mostrar começou 3 meses atrás e a primeira coisa que fizeram foi remover o pavimento anterior de paralelepipedos + trilhos e cavar:
A construção é feita colocando blocos pré-moldados de concreto com buracos para os trilhos:
3 meses depois a obra já está em estado avançado, eu acho que deve ser concluída em no máximo mais 1 mês:
Acho importante destacar que essa linha passa por um cruzamento movimentado e em apenas 1 noite eles cavaram o pavimento, removeram os trilhos velhos, instalaram os blocos pré-moldados e os trilhos novos e deixaram o cruzamento novamente funcional. Isso em menos de 8 horas, não sei quantas foram ao certo, pois quando eu fui dormir não hávia nada ocorrendo e quando acordei já estava pronto! Realmente os construtores e a empresa de transportes de Wrocław estão de parabéns, reconstruíram uns 15 metros de trilhos de bonde em menos de 8 horas!!!
Como podem ver, construir uma linha moderna de VLT aonde também podem passar ambulâncias, polícia e ônibus não é nenhum bicho de 7 cabeças. Não é uma obra demorada nem muito menos exageradamente dispendiosa. Todo o processo de construção de uma linha de VLT pode tranquilamente ser feito em 5 meses. Somando projeto e licitação, não vejo porque deveria durar mais de 1 ano, embora numa burocracia ineficiente como a brasileira eu possa aceitar que o processo todo poderia durar 2 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário