Ferrovia | Cidades | Bitola | Raio Mínimo | Rampa Máxima | Velocidade Máxima |
EF Carajas | São Luis | 1,6m | 860 m | 0,4% | 132 km/h |
EF Norte-Sul | Belém; Palmas; Goiania | 1,6m | 343 m | 0,6% | 83 km/h |
Linha do Centro (Central do Brasil) | Rio de Janeiro; Belo Horizonte; | 1,6m | 181 m | 1,8% | 63 km/h |
Linha do Centro (Central do Brasil) | Belo Horizonte; Montes Claros | 1,0m | ? | ? | ? |
EF Vitória a Minas | Vitória; Belo Horizonte | 1,0m | 195 m | 1,5% | 57 km/h |
Ferrovia do Aço | Rio de Janeiro; Belo Horizonte | 1,6m | 960m | 1,5% | 140 km/h |
Mogiana | Mogi Guaçu; Ribeirão Preto | 1,0m | 100m | 3% | 41 km/h |
EF Noroeste | Bauru; Campo Grande; Corumbá; Ponta Porã | 1,0m | 164m | 3,5% | 53 km/h |
EF Sorocabana | São Paulo; Sorocaba; Iperó | 1,0m | 230m | 2% | 62 km/h |
EF Sorocabana | Iperó; Presidente Epitácio | 1,0m | 80m | 2,25% | 37 km/h |
EF Sorocabana | Iperó; Itararé | 1,0m | 143m | 2% | 49 km/h |
Mairinque - Santos | Mairinque; Santos | Mista | 246m | 2% | 64 km/h |
Companhia Paulista | Jundiaí; Campinas; Santa Gertrudes | 1,6m | 274m | 2% | 80 km/h |
Companhia Paulista | Santa Gertrudes; Itirapina | 1,6m | 11km | 1% | 160 km/h |
Companhia Paulista | Itirapina; Colômbia | 1,6m | 274m | 2% | 80 km/h |
Com base nesta tabela pode-se verificar a existência de alguns trechos viáveis:
Expresso Regional Sorocabano
Estações: Barra Funda (Metro/CPTM) - Osasco (CPTM) - Baruerí (CPTM) - Itapevi (CPTM) - São Roque - Mairinque - Sorocaba Leste - Sorocaba Centro - Sorocaba Oeste
Percurso total até Sorocaba Centro: 100 km
Tempo estimado de viagem sem Reforma Profunda: 2 horas
Tempo estimado de viagem com Retificação e Linha exclusiva: 1 horas
Expresso Regional Bandeirante
Estações: Barra Funda (Metro/CPTM) - Jundiaí (CPTM) - Vinhedo - Valinhos - Campinas Extra - Campinas Centro (TAV) - Boa Vista - Hortolândia Leste - Hortolândia Oeste - Sumaré - Nova Odessa - Americana
Tempo estimado de viagem: ?
Expresso Regional dos Imigrantes - Percurso básico
Estações: Grajaú (CPTM) - Samaritá (VLT)
Percurso Grajaú - Evangelista Souza: 25 km
Percurso Evangelista Souza - Samaritá: 45 km
Tempo estimado de viagem: 1 hora
Expresso Regional dos Imigrantes - Percurso completo
Estações: Pinheiros (CPTM) - Santo Amaro (CPTM) - Grajaú (CPTM) - Samaritá (VLT) - São Vicente (VLT) - Santos (VLT)
Tempo estimado de viagem: 2 hora
Referências:
1> http://doc.brazilia.jor.br/HistDocs/cib/cib04descrimina01.htm
2> http://www.tsfr.org/~efbrazil/electro/efs.html
3 comentários:
Um trecho que me chama bastante a atenção é o 'Cia Paulista' São Paulo - Campinas - São Carlos, passando por Limeira, Rio Claro e Itirapina.
Só para se ter uma idéia, só de São Paulo a São Carlos há mais de 24 ônibus por dia e em Limeira quase 20. É uma quantidade bem grande de passageiros utilizando o ônibus e que com certeza trocariam pelo trem se houvesse um serviço mais veloz (120 a 150 km/h), o que parece ser possível com algumas pequenas modificações na linha, que está em bom estado.
Um outro trecho que você (o autor) poderia acrescentar é o São José do Rio Preto a Campinas, cuja linha também é muito boa e quase retilínea.
abraços
> Um outro trecho que você (o autor)
> poderia acrescentar é o São José
> do Rio Preto a Campinas, cuja
> linha também é muito boa e quase
> retilínea.
Esse trajeto seria composto por uma parte da linha tronco da Companhia Paulista:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mapa_Tronco_Companhia_Paulista.png
E seria somada a uma parte da linha tronco Araraquarence:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_Tronco_(Estrada_de_Ferro_Araraquara)
No post original eu já coloquei as velocidades da linha tronco da paulista inteira, falta apenas a Araraquarence.
Não teria nenhuma solução para que o trecho de BELEM a Goiania quando pronto suportasse velocidade acima de 120 por hora ?
Postar um comentário