segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Vô Mario

O meu avô Mario sempre foi para mim um exemplo. Eu me identifico com ele, me vejo nele. Pena que não pude aprender com ele mais, pois nos últimos anos ele já estava cada vez mais doente com o Parkinson (ele estava na cadeira de rodas fazem acho que uns 10 anos). Eu me arrependo de não te-lo visitado tanto quanto poderia, mas agradeço a Deus por cada momento que passamos juntos.

Vô Mario foi um homem trabalhador, nasceu pobre e toda sua vida trabalhou honestamente e criou seus 4 filhos. Ele sabia poupar e investir, e ainda me lembro de quando ele me mostrou suas planilhas de contabilidade, onde ele guardava minuciosamente as entradas e despesas de cada investimento dele, por exemplo de uma casinha alugada, ou de uma poupança. Me lembro quando pedi para ele me explicar essas planilhas dele e com base nisso eu criei meu próprio sistema para cuidar das minhas finanças.

Vô Mario era um homem religioso, dedicado a sua igreja, a Congregação Cristã no Brasil e a sua esposa Éden. Ele era profundamente cristão, mas da maneira certa. Explico melhor: nunca ouvi do Vô Mario a atitude radical condenável de "apenas nós somos cristãos" que alguns cristãos tem, pelo contrário, ele sempre foi um conservador moderado. Ainda lembro como algo interessante o que uma vez ele me disse sobre o catolicismo: "eles eram a igreja mariense, nós ensinamos a eles a falar de Jesus", que é a maneira que eu vejo como o ideal para os vários grupos de cristãos conviverem: aprendendo juntos, debatendo civilizadamente.

Algo que ainda quero aprender com o Vô Mario é a alegria do crente. A lição de que o crente deve deixar suas angustias e ansiedades com Jesus. Infelizmente esta lição eu ainda não dominei, ainda vivo muito pesadamente cada pequeno contratempo e obstáculo que aparece, mas ainda espero um dia aprender esta lição.

Concluindo, mesmo estando aqui longe, sinto que eu, a Kasia e o Danielzinho temos muito em comum com o Vô Mario e tenho certeza que a nossa parte do legado dele florescerá e fará jus ao grande homem que ele foi. Dai-lhe Senhor o descanso eterno e que a Luz Perpétua o ilumine. Amém.

Salmos 34:18 - O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido.


Um comentário:

Direito Correto disse...

Eu sei que você acompanhou de longe e pode ficar um vazio no lugar de alguma imagem que você poderia ter dele no velório ou saber onde é que fica o túmulo dele, mas não se estresse que logo que vier nos visitar nós vamos levar umas flores no túmulo, você não veio pois foi repentino....eu sei onde fica o túmulo e podemos fazer uma homenagem....e Amém a sua prece no final do texto, tenho certeza que assim fazendo você apresentará a alma do Vô Mário a Deus para que junto a ele Tenha morada e fique em paz. Amém.