quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Velocidade Máxima das Ferrovias Brasileiras

Neste estudo pretendo fazer uma tabela com as velocidades máximas das ferrovias brasileiras de modo a verificar quais ferrovias seriam viáveis como transporte de passageiros sem a criação de um traçado totalmente novo.

Ferrovia Cidades
Bitola
Raio
Mínimo
Rampa
Máxima
Velocidade
Máxima
EF Carajas
São Luis
1,6m860 m0,4%132 km/h
EF Norte-Sul
Belém;
Palmas;
Goiania
1,6m343 m0,6%83 km/h

Linha do Centro

(Central do Brasil)

Rio de Janeiro;
Belo Horizonte;  
1,6m181 m1,8%63 km/h

Linha do Centro

(Central do Brasil)

Belo Horizonte;

Montes Claros 

1,0m???
EF Vitória a Minas
Vitória;
Belo Horizonte
1,0m195 m1,5%57 km/h
Ferrovia do Aço

Rio de Janeiro;

Belo Horizonte

1,6m960m1,5%140 km/h
Mogiana

Mogi Guaçu;

Ribeirão Preto

1,0m100m3%41 km/h
EF Noroeste
Bauru;
Campo Grande;
Corumbá;
Ponta Porã
1,0m164m
3,5%53 km/h
EF Sorocabana
São Paulo;
Sorocaba;
Iperó
1,0m230m2%62 km/h
EF Sorocabana
Iperó;
Presidente
Epitácio
1,0m
80m
2,25%
37 km/h
EF SorocabanaIperó;
Itararé
1,0m
143m
2%
49 km/h
Mairinque - Santos
Mairinque;
Santos
Mista
246m
2%
64 km/h
Companhia
Paulista
Jundiaí;
Campinas;
Santa Gertrudes
1,6m
274m2%
80 km/h
Companhia
Paulista
Santa Gertrudes;
Itirapina
1,6m
11km
1%
160 km/h
Companhia
Paulista
Itirapina;
Colômbia
1,6m
274m2%
80 km/h

Com base nesta tabela pode-se verificar a existência de alguns trechos viáveis:

Expresso Regional Sorocabano
Estações: Barra Funda (Metro/CPTM) - Osasco (CPTM) - Baruerí (CPTM) - Itapevi (CPTM) - São Roque - Mairinque - Sorocaba Leste - Sorocaba Centro - Sorocaba Oeste
Percurso total até Sorocaba Centro: 100 km
Tempo estimado de viagem sem Reforma Profunda: 2 horas
Tempo estimado de viagem com Retificação e Linha exclusiva: 1 horas

Expresso Regional Bandeirante
Estações: Barra Funda (Metro/CPTM) - Jundiaí (CPTM) - Vinhedo - Valinhos - Campinas Extra - Campinas Centro (TAV) - Boa Vista - Hortolândia Leste - Hortolândia Oeste - Sumaré - Nova Odessa - Americana
Tempo estimado de viagem: ?

Expresso Regional dos Imigrantes - Percurso básico
Estações: Grajaú (CPTM) - Samaritá (VLT)
Percurso Grajaú - Evangelista Souza: 25 km
Percurso Evangelista Souza - Samaritá: 45 km
Tempo estimado de viagem: 1 hora

Expresso Regional dos Imigrantes - Percurso completo
Estações: Pinheiros (CPTM) - Santo Amaro (CPTM) - Grajaú (CPTM) - Samaritá (VLT) - São Vicente (VLT) - Santos (VLT)
Tempo estimado de viagem: 2 hora

Referências:

1> http://doc.brazilia.jor.br/HistDocs/cib/cib04descrimina01.htm
2> http://www.tsfr.org/~efbrazil/electro/efs.html

2 comentários:

RaulPMicena disse...

Um trecho que me chama bastante a atenção é o 'Cia Paulista' São Paulo - Campinas - São Carlos, passando por Limeira, Rio Claro e Itirapina.

Só para se ter uma idéia, só de São Paulo a São Carlos há mais de 24 ônibus por dia e em Limeira quase 20. É uma quantidade bem grande de passageiros utilizando o ônibus e que com certeza trocariam pelo trem se houvesse um serviço mais veloz (120 a 150 km/h), o que parece ser possível com algumas pequenas modificações na linha, que está em bom estado.

Um outro trecho que você (o autor) poderia acrescentar é o São José do Rio Preto a Campinas, cuja linha também é muito boa e quase retilínea.


abraços

Felipe Monteiro de Carvalho disse...

> Um outro trecho que você (o autor)
> poderia acrescentar é o São José
> do Rio Preto a Campinas, cuja
> linha também é muito boa e quase
> retilínea.

Esse trajeto seria composto por uma parte da linha tronco da Companhia Paulista:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mapa_Tronco_Companhia_Paulista.png

E seria somada a uma parte da linha tronco Araraquarence:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_Tronco_(Estrada_de_Ferro_Araraquara)

No post original eu já coloquei as velocidades da linha tronco da paulista inteira, falta apenas a Araraquarence.