segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Comentários sobre o fim dos trens de passageiros no Brasil

Meu pai me enviou o seguinte link, que me inspirou a escrever estes comentários:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/videos/t/edicoes/v/serie-de-reportagens-mostra-abandono-das-ferrovias-brasileiras/2237241/

Eu conheço muito bem essa história. O FHC fez muitas coisas boas, mas na questão ferroviária a gestão dele foi péssima. Tão recentemente quanto 1990 o Orestes Quercia havia comprado novos trens que andavam a 160 km/h para correrem ligando São Paulo com o interior do estado, e de fato há 2 trechos que foram completamente modernizados para o padrão de 160km/h no estado de São Paulo para o transporte de passageiros, e esse é um padrão excelente, usado na maioria das ferrovias da Polônia e só foi superado pelos trens-bala.

Mas daí no governo FHC as ferrovia do estado de São Paulo foi incluída na rede federal geral (RFFSA) que sucateou o sistema completamente e depois vendeu ele a preço de banana pra FERROBAN, uma empresa privada sem nenhum preparo para assumir a ferrovia paulista. A FERROBAN não tinha capital para investir nas ferrovias, ela simplesmente pegou um emprestimo pra começar a tocar a empresa, abandonou metade da malha e a outra metade foi tocando porcamente só com trens de carga. Foi a Ferroban que abandonou os trens de passageiros e foi o próprio governo que incentivou a isso. Pois o governo passou a cobrar uma taxa alta anual das concessionárias, além do CIDE embutido no diesel que as locomotivas usam, assim ele passou a extrair dinheiro das ferrovias ao invés de investir nela. E o governo não devolveu nenhum centavo em investimentos ferroviários, assim o dono privado só pode é largar as partes menos rentáveis e tocar porcamente o resto.

Depois a Ferroban foi vendida pra ALL, que tem também as ferrovias de RS, SC e MS e toca o negócio um pouco melhor que a Ferroban e diminuiu os acidentes e aumentou a eficiencia do sistema, mas o problema foi o sistema de privatização adotado, que desde o início estava fadado ao desastre. Privatizar ferrovias dando grantes bloco para o total monopólio de uma só empresa privada é um sistema imbecil e descabido que nunca funcionou em lugar nenhum do mundo. Seria como privatizar todas estradas do estado num bloco só e ainda exigir uma grande outorga anual do contratante. Ele iria fazer o que a Ferroban fez: dar manutenção porca pras estradas grandes e abandonar completamente as menores que dão menos lucro, causando um desastre e um colapso da malha devido ao sistema monopolista criado.

O sistema correto é o governo não extrair dinheiro das ferrovias e sim investir nelas. Investir da infra-estrutura básica de trilhos e deixar a ferrovia aberta para empresas privadas realizarem o transporte de carga, havendo livre concorrência entre elas. Para os serviços de passageiros o ideal é o governo ter uma empresa própria para isso.

Eu estudei esse assunto a fundo e tenho tabelas no meu blog para provar com dados reais:

http://felipemonteirodecarvalho.blogspot.com/2010/01/cide-ipva-e-quem-paga-pelas-rodovias.html

Em 2007 o governo sugou 1,1 bilhão de reais das ferrovias enquanto que ele subsidiou as rodovias federais em 0,9 bilhões de reais. Assim o investimento líquido total do governo em transportes terrestes foi de -0,2 bilhões ... um absurdo, na Europa o estado investe quantias enormes em transportes terrestes. Assim quem é culpado pelo alto custo de frete, pelo desequilibrio modal, pelo abandono dos trens de passageiros e pelas 40.000 mortes nas estradas por ano é o próprio governo. Bastaria um governo serio para mudar esse quadro, investir focando em tornar o país mais competitivo ao invés de focar em idéias ultrapassadas marxistas de cotas raciais, MST, direitos humanos para os bandidos, etc. Se tivessemos um governo honesto conservador de direita, o Brasil poderia ter um ciclo forte de crescimento e prosperidade como muitos outros países experimentaram, sendo o exemplo mais gritante e recente a Coréia do Sul, que saiu da miséria para ser um país de 1o mundo enquanto que o Brasil ficou patinando sem sair do lugar devido a prisão mental esquerdista.

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