sábado, 16 de janeiro de 2010

CIDE, IPVA e quem paga pelas rodovias

No estudo sobre o transporte ferroviário de passageiros com freqüencia é notado que as rodovias são subsidiadas pelo estado, de tal forma que as ferrovias não podem competir pois tem que pagar o custo total de manutenção de suas vias. Isso é diferente em cada país, mas vou tentar estudar este tema no caso do Brasil.

Primeiramente, há 3 fontes de coleta de recursos para a manutenção de estradas no país: CIDE (Imposto sobre a gasolina), IPVA (Imposto sobre propriedade de veículos) e Pedágios.

CIDE

"A CIDE foi instituída pela Lei n.º 10.336/2001, em conseqüência da Emenda Constitucional n.º 33/2001. Incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível, seu valor é destinado a:

- pagamento de subsídios a preços ou transporte de álcool combustível, de gás natural e seus derivados e de derivados de petróleo;

- financiamento de projetos ambientais relacionados com a indústria do petróleo e do gás; e

- financiamento de programas de infra-estrutura de transportes.

A arrecadação da CIDE compete à Secretaria da Receita Federal, nos termos do art. 13 daquela norma.

Como previsto constitucionalmente (art. 159, III), 29% dos recursos arrecadados com a CIDE devem ser repassados aos Estados e ao Distrito Federal, que, do montante que receberem, repassarão 25% aos Municípios (art. 159, § 4º)." [1]

Ainda pode-se afirmar que a Cide arrecadou R$ 7,8 bilhões em 2006 em todo o País. [2] Que seriam R$ 5,5 bi para o governo federal. Que poderia aumentar para R$ 6 bi em 2009 chutando um maior consumo de combustível.

Ainda segundo o infografico do PAC de 2009, foram gastos neste ano R$ 6 bilhões em investimentos em recuperação e ampliação da malha rodoviária federal. [8]

Assim a CIDE cobriria totalmente os investimentos na malha rodoviária federal. Não cobre pois o governo federal reduziu o CIDE para evitar aumentar a gasolina. Mas e quanto a Conservação Preventiva, Rotineira e Emergencial das rodovias, os projetos ambientais e os tais subsidios a combustíveis limpos? Quanto a essa conservação rotineira, parece que o custo é de R$ 20 mil/km por ano para os 50 mil km de rodovias federais não concedidas. O que leva a um custo de R$ 1 bilhão de reais por ano. Vamos chutar mais R$ 1,5 bilhão para os tais subsídios a combustíveis limpos (Biodiesel por exemplo) e mais R$ 2 bi para projetos ambientais. Isto está condisentecom os dados em [3] somando-se um acrescimo de inflação.

O IPVA vai 50% para os estados e 50% para os municípios, então nem entra.

Mas não são somente os veículos rodoviários que contribuem com CIDE. Os ferroviários contribuem com R$ 0,4 bi anuais e as ferrovias pagam mais R$ 0,4 bi pela concessão. [5]

Complexo também é a variação da alíquota do CIDE que o governo federal fez [4], mas já podemos ter uma idéia:


AnoCIDE
Total
71% do
governo
federal
proveniente
de veículos
rodoviários
proveniente
de ferrovias
proveniente
de aviões
2006R$ 8 bi
R$ 5,5 bi
R$ 5 biR$ 0,4 bi?
2007
R$ 8 biR$ 5,5 bi
R$ 5 biR$ 0,4 bi?
2008R$ 5 biR$ 4 bi
R$ 3,5 biR$ 0,4 bi?
2009R$ 8 biR$ 5 bi
R$ 4,5 bi
R$ 0,4 bi?

AnoCIDE
proveniente
de veículos
rodoviários
PAC
Rodovias
Conservação
Preventiva,
Rotineira e
Emergencial
Subsídios e
Projetos
Ambientais
da CIDE
Subsídio
ás
Rodovias
Federais
2006R$ 5 biR$ 2,9 biR$ 1 biR$ 2 biR$ 0,9 bi
2007
R$ 5 biR$ 4 bi
R$ 1 biR$ 2 biR$ 2 bi
2008R$ 3,5 biR$ 3 bi
R$ 1 biR$ 2 biR$ 2,5 bi
2009R$ 4,5 bi
R$ 6 biR$ 1 biR$ 2 biR$ 4,5 bi

Agora sob a ótica das ferrovias:

O pagamento pelas concessões é R$ 0,4 bi anuais mais os pagamentos da VALE pela Ferrovia Norte-Sul que são R$ 0,7 bi em 2007 e R$ 0,4 bi em 2008 e 2009.

AnoCIDE
proveniente
de ferrovias
Pagamento
pelas
concessões
PAC
Ferrovias
PAC
Metros
Subsídio
ás Ferrovias
2007
R$ 0,4 bi R$ 1,1 biR$ 0,4 biR$ 0,2 bi- R$ 0,9 bi
2008R$ 0,4 bi R$ 0,8 biR$ 0,5 biR$ 0,2 bi- R$ 0,5 bi
2009R$ 0,4 bi R$ 0,8 biR$ 0,7 biR$ 0,4 bi- R$ 0,1 bi

Conclusão:

O CIDE não paga os investimentos em rodovias, ainda mais com a redução do CIDE sobre gasolina e diesel em 2008 e 2009, logo há um subsídio razoável ao transporte rodoviário. Ao mesmo tempo há uma penalização sobre as ferrovias no CIDE, que tem diminuído com o aumento dos investimentos recentemente.

Fontes:

[1] http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8208

[2] http://www.aenoticias.pr.gov.br/modules/news/article.php?storyid=25964

[3] http://www.novomilenio.inf.br/trans/02t0210.htm

[4] http://www.estadao.com.br/noticias/economia,do-traz-aumento-da-cide-sobre-combustiveis,384654,0.htm

[5] http://loginteriorsp.blogspot.com/2009/04/dossier-ferrovias-de-volta-aos-trilhos.html

[6] http://noticias.uol.com.br/especiais/pac/ultnot/infografico/2008/06/04/ult6031u3.jhtm

[7] http://noticias.uol.com.br/especiais/pac/ultnot/infografico/2008/12/12/ult6031u7.jhtm

[8] http://noticias.uol.com.br/ultnot/infografico/2009/12/21/ult3224u150.jhtm

[9] http://www.dnit.gov.br/noticias/balanco2006

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Situação do transporte para a Copa de 2014

Uma rápida análise de como estará o transporte na Copa do Mundo de 2014 no Brasil e o progresso que podemos obter. Focarei na conexão dos centros de maior interesse como aeroporto, centro hoteleiro, centro da cidade, rodoviária, estádio de futebol, etc, por Metrô, Trem Metropolitano, Monotrilho ou VLT (Bonde Moderno).


CidadeLinhas
Metrô no
Centro
Metrô no
Estádio
Metrô no
Aeroporto
Metrô na
Rodoviária
Rio de JaneiroL1, L2,
5 ramais
sim, L1,
L2
Sim, L2,
ramal Deodoro
Não, mas
pode ter até
as olimpíadas
com o TAV
Não
São Paulo
L1, L2,
L3, L5,
L7..L12
sim, L1, L2,
L3, L4, L7,
L8, L10, L11
Em construção
L4
Em licitação,
Guarulhos e
Congonhas
ou TAV
Sim, L1
Belo HorizonteL1
não,
L2/L3
nãonão, L3
Sim, L1
Porto AlegreL1
sim, L1
não, L2
sim, L1
sim, L1
Curitiba-
não, L1
não, L1
nãonão, L2
BrasíliaL verde,
L laranja
sim
não, VLT2
em construção
VLT1
sim
FortalezaL-norte,
L-sul
sim,
L-sul,
L-norte
planejado
VLT
planejado
VLT
planejado
VLT
Salvador-
não,
L2
em construção
L1
não, L2
não,
L2
RecifeL-centro,
L-sul,
Trem
Diesel
+/- com
L-centro
em construção
+/- L-centro
sim, L-sul
sim,
L-centro
NatalL-sul e
L-norte
+/- com
L-sul e
L-norte
não+/- com
L-sul
não
Manaus
-
em licitação
monotrilho L1
em licitação
monotrilho L1
nãonão
Cuiabá-
nãonãonãonão

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

1 ponto para os americanos - Liberdade de expressão

Apenas algo que cruzou minha mente agora. Apesar dos EUA serem um país detestável em muitos aspéctos, um país que espalha pelo mundo o aborto e a abominação da homossexualidade, um país que foi de cristão a satãnico em pouco tempo, existe uma coisa pela qual é um país absolutamente virtuoso, quase que único no mundo: Lá há liberdade de expressão

Isso mesmo, para qualquer coisa, e isso é a verdadeira liberdade, não as monstruosidades que hoje são propagandeadas como liberdade. Por conta disso por exemplo é possível pregar o evangelho em sua totalidade, coisa que o PT (e infelizmente quase todos outros partidos do Brasil) pretende tirar de nós, sob a alegação do fictíceo crime de "homofobia". É triste que os esquerdistas não gostem do nosso Deus, mas é o único que temos. Também não gostam de nossa Bíblia, mas não vamos abandona-la e nem apagar dela o que é inconveniente aos ativistas gays do PT. Já nos foi dito, os nossos governantes vão se aliar com a Besta, e é exatamente isto que o Lula faz neste momento ao perseguir os cristãos e glorificar a abominação homossexual.

Levítico 18:22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;

sábado, 19 de dezembro de 2009

Raio-X dos partidos

É muito difícil identificar as posições dos partidos no Brasil, pois a maioria é indiferente a tudo, excete conseguir propinas e encher o bolso de dinheiro, mas com um certo esforço e fazendo uma engenharia reversa dos votos dos deputados e senadores eu fiz um esboço disso:

Para caber a tabela eu tive que encurtar os nomes na tabela:

Dep = Deputados
Sen = Senadores
PLC 122/2006 = Lei da Homofobia

PartidoDep
Sen
Voto no
PLC 122
Governo
Lula
Moral
Política
Economica
PSOL3
1
a favor
contra
liberal
radical
Comunista
PCdoB13
0
a favorapoia
liberal
radical
Comunista
PT76
11
a favor
apoia
liberal
radical
Estado grande;
Capitalista
Redistribuidor
PSB
28
3
a favorapoia
liberal
sem
PDT
24
5
a favorapoia
liberal
sem
PPS
15
0
a favor
contra
liberal
sem
PSDB
62
14
a favor
contra
liberal
Estado mínimo;
Capitalista
Redistribuidor
PV
14
1
a favor
contra
liberal
Ambientalista
PMDB93
16
a favorapoia
semsem
PTB
22
6
a favorapoia
semsem
PP
40
1
a favor
apoia
sem
sem
DEM
61
13
a favor
contra
sem
Estado mínimo
PSC
12
2
a favor
apoia
parcialmente
conservador
sem
PR
34
3
a favorapoia
parcialmente
conservador
Capitalista
Redistribuidor
PRB
3
2
a favorapoia
parcialmente
conservador
Capitalista
Redistribuidor
Total
514
81





Note que não é possível identificar as posições de alguns partidos: PMDB e PTB. Eles não possuem ideologia própria, sendo movidos por cargos e aderindo a qualquer governo. Por outro lado é relevante que os crentes são minoria nestes partidos. Outros partidos como PDT, PPS e PSB são de esquerda e moralmente liberais. O PT e os nanicos de esquerda são os reis do combate ás leis de Deus. A maioria das leis imorais foi criada por parlamentares do PT e o Lula apoia totalmente elas, mas também é relevante que a oposição ou claramente apóia a imoralidade (caso do PSDB, que é um liberal enrustido) ou é totalmente isenta de opinião sobre assuntos morais (caso do DEM, que só liga pros interesses do grande capital).

Os partidos identificados como conservadores são na verdade mais ou menos conservadores. Não há uma direção clara dos partidos contra a imoralidade, é mais uma consequência de que a maioria de seus membros são conservadores, mas há também liberais nesses partidos. Também vale a pena ressaltar que os partidos "conservadores" não tem problemas em fazer alianças com o PT, assim PR, PSC e PRB são da base aliada do governo Lula. Dentre os conservadores estão 2 partidos da Igreja Universal (sim, isso mesmo, 2, não me pergunte porque eles precisam de 2) e o PSC.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_deputados_federais_do_Brasil_da_53%C2%AA_legislatura
http://pt.wikipedia.org/wiki/Senado_Federal_do_Brasil#Atual_Legislatura

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Lei da Mordaça Gay

O Brasil tem regredido muito em moral e ética no governo petista, estamos indo em direção a Gomorra, enquanto o povo deseja o contrário. Procuro aqui identificar como isso é possível. Como podem os políticos enfiar goela abaixo do povo medidas a que somos contrários? Quem são estes seres que só querem o pior para nosso país? E como foi que nós elegemos eles?

As medidas satânicas lançadas no governo Lula são muitas, mas vou me ater neste momento à infâme PLC 122/2006, conhecida na mídia como Lei da Homofobia. O PLC prevê a detenção de um a três anos para quem for condenado por injúria ou intimidação ao expressar um ponto de vista moral, filosófico ou psicológico contrário ao dos homossexuais. Esta lei é complementar pois modifica a lei do racismo adicionando a homofobia. Como é um Projeto de Lei Complementar só necessita de maioria simples, então as votações podem ser simbólicas sem incluir os nomes de quem é contra e a favor, uma aberração do nosso sistema político que visa esconder as falcatruas dos políticos.

Alguns exemplos do que a lei visa:
  • Leitura pública da Biblía:
    • "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas," 1 CORÍNTIOS 6 - 9
    • Pena: 1 a 3 anos de Prisão
  • Defesa da palavra do Senhor: Oras, está claramente escrito que os homossexuais que não se arrependerem vão para o inferno. Seria bom que vocês se arrependam e deixem esta prática. Pena: 1 a 3 anos de Prisão
  • Paulo seria preso pelo que escreveu e seu livro seria banido, como já estão sendo banidos livros contrários ao homossexualismo: http://juliosevero.blogspot.com/2008/11/evanglico-censurado-e-multado-por-fazer.html
Mais sobre o tema aqui: http://liberdadedeexpressao.multiply.com/journal/item/130

Mais sobre a obra maligna do PT aqui: http://www.vozdoacre.com/index.php?option=com_content&task=view&id=594&Itemid=31

E agora? O que fazer? Acho que o negócio é identificar os políticos que votam nesta lei e não votar mais neles, pois uma coisa é um tirano perseguir os cristãos, mas agora que temos democracia ainda temos que votar nos tiranos que nos perseguem?

Provérbios 29:2 "Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas quando o ímpio domina, o povo geme."

A sociedade nos humilhará por termos nos contraposto contra os interesses do movimento gay, mas isso já é de se esperar para quem carrega a cruz, mas é muito importante que permanessamos fiéis durante a perseguição, pois como diz a Bíblia, nós enfrentaremos reis (ou senadores) ligados a besta e venceremos:

Apocalipse 17:13 "Estes (reis) têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta. Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis."

Dirão que somos fanáticos, mas nós só queremos votar em quem não nos persegue, mas nem esse direito essas pessoas acham que temos.

Bom, agora vamos a parte suja da coisa. Quase não há informações sobre quem são as pessoas que votam a favor desta lei como os cristãos elegeram eles. Aqui busco identificar estes indivíduos. Lendo declarações dos políticos na mídia e atas do senado (as poucas que eles disponibilizam), pode-se ter uma idéia da posição dos partidos e saber quem está por trás disso. Busquei marcar as fontes para manter a qualidade da lista. Por favor me ajudem a construir uma lista melhor:

Tramitação:

CAS = Comissão de Assuntos Sociais
CDH = Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa

ComissãoLocal
Data
Resultado
CDH
Senado
2007

CASSenado
Março 2008
até Nov 2009
aprovada
CDH
Senado
Dez 2009
até ...



Posições de Senadores individuais:

Senador


Comissões
voto
Fonte
Marcelo CrivellaPRBRJCDH-2008;
CAS-2009;
CDH-2009
contra
Notório
Valter PereiraPMDBMSCDH-2007
a favor
Fonte?
Magno MaltaPR
ESCDH-2008;
sCDH-2009
contra
Fonte
Paulo PaimPTRS
CDH-pres 2008; CAS-vice 2009;
CDH-2009
a favor
Fonte
Cícero LucenaPSDBPBCDH-vice 2008;
CDH-2009

Fonte
Patrícia Soboya Gomes
PDTCECDH-2008;
CDH-2009
a favor
Fonte
Inácio Arruda
PCdoBCECDH-2008;
sCAS-2009
a favor
Fonte;
assinou no
CAS 10/11/2009
Leomar
Quintanilha
PMDBTOCDH-2008;
sCDH-2009
?Fonte
Geraldo
Mesquita Jr
PMDBACCDH-2008;
CAS-2009
a favor
Fonte
Paulo Duque
PMDBRJCDH-2008;
CAS-2009;
CDH-2009
?Fonte
Wellington
Salgado de Oliveira
PMDBMGCDH-2008;
sCAS-2009;
sCDH-2009
?Fonte
Gilvam Borges
PMDBAPCDH-2008;
CAS-2009;
CDH-2009
contra
Fonte
César Borges
PRBACDH-2008;
sCAS-2009
?Fonte
Eliseu Resende
DEMMGCDH-2008;
CDH-2009
?Fonte
Romeu Tuma
PTBSPCDH-2008?Fonte
Jonas PinheiroDEMMTCDH-2008?Fonte
Arthur VirgilioPSDBAMCDH-2008;
CDH-2009
a favor
Fonte
Cristovam BuarquePDTDFCDH-2008;
sCAS-2009;
CDH-pres 2009
a favor
Fonte
José Nery
PSOLPACDH-2008;
CDH-vice 2009
a favor
Fonte
Serys
Slhessarenko
PTMTCDH-2008;
sCDH-2009
a favor
Fonte
Eduardo SuplicyPTSPCDH-2008;
sCAS-2009
a favor
Ata CDH 11/12/08,
assinou no
CAS 10/11/2009
Sérgio ZambiasiPTBRSCDH-2008;
sCDH-2009
?Fonte
Sibá MachadoPTACCDH-2008?Fonte
Ideli SalvattiPTSCCDH-2008;
sCAS-2009
?Fonte
Mão Santa
PSCPICDH-2008;
CAS-2009;
sCDH-2009
a favor
Fonte, mas
depois traiu-nos:
assinou no
CAS 10/11/2009
Romero Jucá
PMDBRRCDH-2008;
sCAS-2009;
sCDH-2009
?Fonte
Valter Pereira
PMDBMSCDH-2008;
sCDH-2009
?Fonte
Jarbas VasconcelosPMDBPECDH-2008?Fonte
Edison LobãoPMDBMACDH-2008?Fonte
Heráclito Fortes
DEMPICDH-2008;
sCDH-2009
a favor
assinou no
CAS 10/11/2009
Jayme CamposDEMMTCDH-2008?Fonte
Maria do Carmo Alves
DEM
SECDH-2008;
sCAS-2009;
sCDH-2009
?Fonte
Mário Couto
PSDBPACDH-2008;
sCDH-2009
?Fonte
Lúcia Vânia
PSDBGOCDH-2008;
sCAS-2009
?Fonte
Papaléo Paes
PSDBAPCDH-2008;
CAS-2009;
sCDH-2009
a favor
assinou no
CAS 10/11/2009
Flávio Arns
PSDBPRCDH-2008;
CAS-2009;
CDH-2009
a favor
assinou no
CAS 10/11/2009
Rosalba Ciarlini
DEMRNCAS-pres 2009;
CDH-2009
?Fonte
Augusto Botelho
PTRSCAS-2009
a favor
assinou no
CAS 10/11/2009
Roberto Cavalcanti
PRBPBCAS-2009a favor
assinou no
CAS 10/11/2009
Renato Casagrande
PSBESCAS-2009?Fonte
Lobão Filho
PMDBMAsCAS-2009?Fonte
Valdir Raupp
PMDBROsCAS-2009a favor
assinou no
CAS 10/11/2009
Garibaldi Alves Filho
PMDBRNsCAS-2009?Fonte
Aldemar Santana
DEM
DFCAS-2009;
sCDH-2009
?Fonte
Efraim Moraes
DEMPBCAS-2009?Fonte
Raimundo Colombo
DEMSCCAS-2009?Fonte
Eduardo Azeredo
PSDBPRCAS-2009?Fonte
Heraclito Fortes
DEMPIsCAS-2009?Fonte
Osvaldo Sobrinho
PTBMTsCAS-2009;
sCDH-2009
?Fonte
José Agripino
DEMRNsCAS-2009;
CDH-2009
?Fonte
Sérgio Guerra
PSDBPEsCAS-2009?Fonte
Marisa Serrano
PSDBMSsCAS-2009?Fonte
Mozarildo Cavalcanti
PTBRRCAS-2009?Fonte
João Durval
PDTBACAS-2009a favor
assinou no
CAS 10/11/2009
Gim Argello
PTBDFsCAS-2009a favor
assinou no
CAS 10/11/2009
Gerson Camata
PMDBESCDH-2009?Fonte
João Pedro
PTAMsCDH-2009
?Fonte
Marina Silva
PVACsCDH-2009
?Fonte
Jéfferson Praia
PDTAMsCDH-2009
?Fonte
Fátima Cleide
PT
RO
rCAS-2009
a favor
assinou no
CAS 10/11/2009

Posições de Deputados Federais individuais:

NomePartidoEstadoMandato
PosiçãoFonte
coronel Paes de LiraPTCSP
contraFonte
Miguel MartiniPHSMG
contraFonte
Iara BernardiPTSP
a favor
Fonte
Cida DiogoPTRJ
a favorFonte
Manuela D´AvillaPCdoBRS
a favorFonte
Janete PietáPTSP
a favorFonte
Janete CapiberibePSBAP
a favorFonte
Maria do RosárioPTRS
a favorFonte


Políticos do Executivo:

Nome
PartidoPosiçãoFonteVoto
Presidente Lula
PTa favor
Fonte

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Progresso de Obras do PAC

1 - Só planos
2 - projeto funcional & licença ambiental prévia (ao mesmo tempo)
3 - projeto básico
4 - projeto executivo
5 - licença ambiental para a construção
6 - licitação da obra
7 - julgamento de recursos da licitação
8 - desapropriações
9 - julgamentos sobre o valor das desapropriações
10 - obra principal
11 - acabamento
12 - licença ambiental para o funcionamento

E aqui algumas obras do PAC e o estado delas hoje, 9/9/2009:

* Ferrovia Norte-Sul: Estágio 10 - No prazo
* Ferrovia Transnordestina: Estágio 10 - Atrasado x anos, mas progredindo
* Ferrovia Bahia-Oeste: Estágio ? - No prazo
* TAV Campinas-SP-Rio: Estágio 4 e 6 ao mesmo tempo - Atrasado 1 ano, mas progredindo

* Metro de Salvador: Estágio 10 - Atrasado 1 ano, mas progredindo
* Metro de Fortaliza: Estágio 10 - Atrasado x ano, mas progredindo
* Metro de Belo Horizonte - L2 e L3: Estágio 3 - Abandonado
* Metro de Porto Alegre - Expansão da L1: Estágio 10 - No prazo
* Metro de Recife - Linha Sul - Completada
* Metro de Curitiba - Abandonado
* Metro de Porto Alegre - L2 - Abandonado
* Investir no Metro de São Paulo - Abandonado

Das 12 obras temos:

* 1 terminada
* 3 no prazo
* 4 atrasadas, mas progredindo
* 4 abandonadas

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Brazylia na co dzień

Dziś postanowiłam napisać trochę o różnicach kulturowych w Brazylii, które można chyba tylko zauważyć kiedy się tu mieszka...właściwie nie będę pisać o całej Brazylii, bo czego tu można się dowiedzieć już pierwszego dnia pobytu, że Brazylia jest olbrzymia i różnorodna, i nawet tubylcy nie wiedzą dokładnie wszystkiego o kulturze i obyczajach swoich rodaków i o każdym regionie krążą osławione stereotypy. Tak więc ja ograniczę się właściwie do miasta Sao Paulo.
Pierwszą rzeczą, która uderza zaraz po przybyciu i po pojawieniu się potrzeby poruszania się po mieście jest system transportu. Sao Paulo jest generalnie zawsze przepełnione i zakorkowane. Nawet po północy w piątek na ulicy jest mnóstwo aut. Ulice nie są w najlepszym stanie, dla mnie osobiście utrudnieniem jest brak białej linii odrzielające pasy jazdy...jest to problemem gdy poruszam się po ulicy np. 4 pasmowej wijącej się, gdzie wszyscy jadą z 80 na godzinę! Poza tym plagą ulic Sao Paulo są wszechobecne motocykle. Kierowcy się na to bardzo skarżą, gdzyż taki motocykl jeździe między samochodami, co w gigantycznym korku jest znacznym ułatwieniem poruszania się i tylko na motocyklu można gdzieś w miarę szybko się dostać, ale z drugiej strony wiele motocyklistów ginie w wypadkach drogowych, gdyż jeżdżą one bardzo szybko między autami i niekiedy nie sposób ich zauważyć. Największe korki są tutaj rankiem i wieczorem - od jakiejś 18:00 do 20:00. Nie dotyczy to tylko ulic ale także autobusów, metra i pociągów metropolitalnych. Tłok i ścisk jest niemiłosierny, upał, a dodając do tego nawet dwu-trzy godzinne stanie w korku nie jest to sytuacja do pozazdroszczenia. Słyszałam, ze raz na jakiś czas Sao Paulo dosłownie staje, korek jest potężny i przez wiele godzin nie da się go rozładować. W Sao Paulo w celu zmniejszenia ruchu na drogach stosuje się tz. "rodizio". Każdego dnia pewne auta z danymi numerami rejestracyjnymi nie mogą wyjechać w godzinach szczytu na drogi. W mieście znajdują się specjale maszyny, które rejestrują niedozowlonych kierowców i potem do domu przychodzi wysoka kara. W Sao Paulo zbudowane są obwodnice wokół miasta, ale nie bardzo to pomaga, taka obwodnica jest chyba najbardziej zakorkowana.
Parę razy zdarzyło mi się jechać metrem i pociągami w godzinach szczytu. Szczególnie przeraża mnie pociąg. Pociągi metropolitalne kusują do najodleglejszych dzielnic Sao Paulo, a niektóre linie nawet do pobliskich miast metropolitalnych. Tak więc niektórzy w takim pociągu spędzają nawet z 2 godziny, a pociągi w godzinach szczytu są pełne! Nie tak po polsku pełne, ale tak że nie da się wepchnąć szpilki! Dlatego też zaraz po przybyciu na stacje zaczyna się walka o miejsca siędzące! Biada Ci, gdy okażesz się wysiadającym! W tym przypadku jesteś intruzem, który może sprawić, że dana osoba może NIE SIĄŚĆ i należy Cię stratować...Wyjście z pociągu w godzinach szczytu w Sao Paulo jest sportem ekstremalnym!:) Ludzie wykształcili kilka strategii jak dorwać miejsce siedzące. Jedną z nich jest podróż do końcowej stacji pociągu, która jest jednocześnie jego stacją początkową gdzieś w centrum miasta- pociąg podjeżdża na ostatnią stację, ludzie wysiadają, a tam czekają już ludzie wsiadający i pociąg jedzie spowrotem. Nie zdziw się więc gdy docierając do stacji końcowej okaże się, że prawie nikt nie wysiada, a miejsca siedzące i te co wygodniejsze stojące już zajęte! Drugą strategią jest wieczne czekanie na pusty pociąg. Działa to tak: pociągi podjeżdżaja w godzinach szczytu na każdą stację średnio co 3 minuty. Niestety nie pomaga to wiele, gdyż w ciągu tych 3 minut jakies kilkaset ludzi zdązy wejść na peron. Tak więc od czasu do czasu jedzie pociąg pusty, który zatrzymuje się dopiero na np. 3 stacji. Na peronie narysowane są linie, przy których zatrzymają się drzwi pociągu. Tak linia staje się w godzinach szczytu miejscem bezcennym. Kto jest dokładnie przy linii, a nie jakiś metr od niej ma bajecznie większe szanse nadziać się na pusty pociąg i zagarnąć MIEJSCE DO SIEDZENIA! Jesteś przy linii, nie ruszasz się z miejsca aż podjedzie pociąg pusty - nie obchodzi Cię, że torujesz drogę do pociągu prawie pełnego (przy drzwiach jeszcze miejsce na 2,5 osoby - jedziesz z twarzą na drzwiach), nie możesz przesunąć się nawet o milimetr, a ludzie niech cię obchodzą, przefruwają, podkopują się, a wysiadający niech się pocałują, nie ustepujesz! Tak samo jak już podjedzie pociąg musisz być szybki i twardy, twego serca nie może zmiękczyć babcia ani matka z dzieckiem, rzucasz się przez drzwi, odpychasz wszystkich, działasz jak w transie...przecież przez te 2 godziny możesz: spać, gapić się przez okno, piłować paznokcie, pisać smsy! Tak, pociąg w godzinach szczytu to nie lada wyzwanie!
Autobusy w Brazylii są inne niż w Polsce. Przede wszystkim nie ma jazdy na gapę. Mniej więcej w 1/3 autobusu znjaduje się blokowana barierka i kontroler, który sprzedaje bilet i kontroluje czy zapłaciłaś za przejazd. Prawie każdy ma elektroniczny bilet, który przykłada się do maszyny, która pobiera zapłate za przejazd i odblokowuje barierkę. Facet, który jeździ cały dzień i kontroluje ten proces nadaje się również bardzo dobrze na informacje co do trasy autobusu, bo w Brazulii nie ma takiego gadżetu jak wykaz autobusów, które przejeżdżają przez dany przstanek, nie wspominjąc już nawet o rozkładzie jazdy. Trasę autobus ma na sobie, zaraz przy wejściu, ale jako że Sao Paulo miasto duże i długie, lepiej pytać co i jak, żeby sie nie wylądowało na nieznanym terytorium. Fajną rzeczą jest, że jak się już stoi w tym autobusie, w korku, ludzie przeciskają się do tylnego wyjscia, bo tylko tam można się wydostać z autobusu, że ludzie siedzący birą Twoj plecak/torbę/teczkę na kolana:) Poza tym w autobusie oznaczone są miejsca dla ludzi starszych, kalekich, matek z dziecmi czy kobiet w ciąży. Poza tym system biletów elektronicznych jest też nieźle pomyślany - możesz wsiadać do ilu chcesz autobusów w czasie 2 godzin. Płacisz tylko przy pierwszym "skasowaniu" karty, a potem maszyna nic nie pobiera, tylko odblokowuje barierkę. Tak więc możesz spotkać ludzi, którzy stoją w pierwszej cześci autobusu i przechodzą przez barierkę dopiero na chwilę przed wysiadaniem - mają wtedy więcej czasu na przesiadkę nic nie płacąc.