domingo, 31 de julho de 2011

Como se constroí uma linha de Bonde

Olá, Como praticamente não há linhas de VLT (um sinonimo de bonde) no Brasil, achei alguém poderia achar útil saber como se constroí uma linha. O exemplo que vou mostrar é na cidade de Wrocław, na Polônia, que tem 700 mil habitantes e umas 25 linhas de VLT. A obra que vou mostrar começou 3 meses atrás e a primeira coisa que fizeram foi remover o pavimento anterior de paralelepipedos + trilhos e cavar:

A construção é feita colocando blocos pré-moldados de concreto com buracos para os trilhos:

3 meses depois a obra já está em estado avançado, eu acho que deve ser concluída em no máximo mais 1 mês:

Acho importante destacar que essa linha passa por um cruzamento movimentado e em apenas 1 noite eles cavaram o pavimento, removeram os trilhos velhos, instalaram os blocos pré-moldados e os trilhos novos e deixaram o cruzamento novamente funcional. Isso em menos de 8 horas, não sei quantas foram ao certo, pois quando eu fui dormir não hávia nada ocorrendo e quando acordei já estava pronto! Realmente os construtores e a empresa de transportes de Wrocław estão de parabéns, reconstruíram uns 15 metros de trilhos de bonde em menos de 8 horas!!!

Como podem ver, construir uma linha moderna de VLT aonde também podem passar ambulâncias, polícia e ônibus não é nenhum bicho de 7 cabeças. Não é uma obra demorada nem muito menos exageradamente dispendiosa. Todo o processo de construção de uma linha de VLT pode tranquilamente ser feito em 5 meses. Somando projeto e licitação, não vejo porque deveria durar mais de 1 ano, embora numa burocracia ineficiente como a brasileira eu possa aceitar que o processo todo poderia durar 2 anos.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Trens noturnos e internacionais na Europa

Este post é mais para guardar umas imagens.

Linhas EuroCity na Europa central:



Trens com camas na Polonia:




NumeroPeriodoTrajetoTipos de cama
TLK28500jazda 22. Cze do 29. Sie; oprócz 2. do 24. Lip
Lublin - Warszawa - Torun - Gdansk - Heltania kuszetka (Lublin -> Gdynia Główna)
TLK65510jazda 22. Cze do 29. Sie
Jelenia Góra - Wroclaw - Poznan - Bydgoszcz - Gdansk - Hel wagon z miejscami do leżenia, wagon sypialny (Jelenia Góra --> Gdynia Główna)
TLK38204
jazda 1. Cze do 31. Sie

Kraków 18:33

Katowice 20:24

Wrocław 23:35

Szczecin 05:47

Międzyzdroje 07:29

tania kuszetka
wagon z miejscami do leżenia
wagon sypialny
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quarta-feira, 29 de junho de 2011

A crise da Grécia e o calote

Muito se fala atualmente da crise da Grécia. Tanto alias, que não pude me esquivar, preciso falar algo a respeito. Bom, vamos aos fatos: A crise da Grécia foi causada por gastos descontrolados do governo, gerando um déficit amplo e dívidas imensas. Não foi causado por nenhum outro fator, apenas este, todo o resto é balela. Foi causado pois os gregos se aposentam cedo demais, pois o governo tem funcionários públicos demais e de modo geral pela falta de uma boa gerência para controlar os gastos. Não é a toa que o governo grego que causou esse desastre é socialista, foram justamente os intelectuais marxistas que causaram a crise grega e logicamente que o problema não pode ser resolvido com ainda mais marxismo.

Mas o que a Grécia pode fazer agora? O primeiro passo é se livrar da escória esquerdista e eleger um governo conservador, mas e depois? Vejo as seguintes saídas para a Grécia:

1> Da um calote e diminuir a sua dívida. Por causa do calote o país não vai mais poder emprestar dinheiro e terá que diminuir seu déficit para zero subitamente. Lembre-se que o déficit é de 10% do PIB e que um governo federal normal arrecada no máximo 20% do PIB, logo o orçamento terá que ser cortado em 50%. É por isso que dar um calote é inútil para resolver uma crise de alto endividamento. Somente seria útil se o calote for perdoado na boa, o que é difícil de se conseguir. A Grécia terá 1 década perdida de aperto financeiro nesse cenário e alto desemprego.

2> Faz as reformas necessárias para pagar a dívida, reduzindo o déficit para zero. Com o aperto haverá provavelmente 1 década perdida de aperto financeiro e alto desemprego.

3> Sair do euro, converter a dívida para a nova moeda e fazer as reformas necessárias para estancar a dívida. Essencialmente igual ao cenário 2, mas com uma moeda própria desvalorizada, a Grécia poderá reavivar sua economia. O poder de compra da população irá cair, mas haverá mais emprego.

4> Sair do euro, não fazer reformas e imprimir dinheiro para pagar seus gastos. É similar ao que o Brasil tentou fazer nos anos 80. Lembrem-se que o Sarney tentou de tudo, tentou dar um calote, tentou imprimir dinheiro, nada adianta, somente controlar os gastos deu certo, só prolongou a crise. E no caso da Grécia também não daria certo, haveria uma crise de hiperinflação e várias décadas perdidas. O maior desastre possível.

Com a opção 4 descartada como a mais imbecil, resta ao meu ver as opções 2 e 3 como as mais sensatas. Na opção dois o poder de compra da população será mantido, mas o desemprego aumentará. Na opção 4 haverá mais emprego, mas menos poder de compra, pois a Grécia é muito dependente de importações, que ficara-o mais caras. O país simplesmente irá empobrecer e tocar em frente, ficando mais competitivo por ser mais pobre, talvez tenha até algum crescimento econômico com esta estratégia. As outras são claramente recessivas.

domingo, 5 de junho de 2011

Cristãos petistas?

Recentemente num forum me disseram que conhecem muitos cristão petistas, então eu achei que vale a pena recolher aqui as várias provas de que o PT é um partido associado a besta e dedicado a coisas nefastas como: aborto, gayzismo e as cotas racistas.

Claro que cristãos que apoiam esse nefasto partido estão profundamente equivocados em sua escolha política e estão ajudando o mau na terra. Eu acho que falta conhecimento também. Sugiro um teste.

Primeiro mostre para eles o vídeo da Dilma falando que é a favor do aborto e é socialista (aka comunista): http://www.youtube.com/watch?v=JscPm6urqZw

Mostre para eles que o PT puniu e depois expulsou dois deputados por serem contra o aborto: Luiz Bassuma (BA) e Henrique Afonso (AC), esse segundo pastor presbiteriano. Apesar de que foi melhor para eles terem sido expulsos, melhor não trabalharem para o malígno mesmo. Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/2903-pt-pune-dois-deputados-por-contrariar-descriminalizacao-do-aborto

Mostre para eles todas as propostas do PT:

* Projeto de Lei N. 176, de 1995, José Genoino PT-SP -> Legaliza o aborto

* Projeto de Lei n.º 21/03 Roberto Gouveia PT-SP -> Suprime o artigo 124 do Código Penal Brasileiro. Explicação: Suprimindo o artigo que caracteriza como crime o aborto provocado pela gestante ou com seu consentimento.

* Projeto de Lei n.º 1091/03 Durval Orlato PT - SP -> Dispõe sobre a exigência para que hospitais municipais, estaduais e federais implantem um programa de orientação à gestante sobre os efeitos e métodos utilizados no aborto

* Projeto de Lei n.º 4304/04 Eduardo Valverde PT-RO Despenaliza a interrupção voluntária da gravidez Se depois disso tudo ainda forem petistas, já não é mais por falta de informação.

Mostre para eles que o PLC122 é uma lei nojenta que pretende jogar no esgoto a nossa liberdade de expressão.

Se mesmo assim a pessoa não mudar de idéia e continuar a apoiar os esquerdistas mesmo sabendo que são assassinos opressores totalitários, então já não resta mais dúvida. É sobre esse tipo de pessoa que Jesus estava se referindo quando disse:

Mateus 7, 18:23

18 Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.

19 Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

20 Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

Estes versos dizem claramente que nem todos que dizem Senhor, Senhor, vão para os céus. É preciso fazer a vontade do Pai que é não apoiar a iniquidade.

E ainda lembrem-se de:

Mateus 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Lucas 16:13 Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Conclusão: Não é possível servir a Deus e a Marx ao mesmo tempo. Não é possível ser cristão e votar no PT!

quinta-feira, 31 de março de 2011

Trem de Alta Velocidade da California

Neste post vou apresentar alguns dados sobre o trem de alta velocidade da Califórnia.

Imagens da linha:


Northwards, from Madera in the direction of São Francisco it would be:

San Francisco County - 800.000 or 3 millions if you county the whole urban connurbated area
San Mateo County - 700.000
Santa Clara County - 1.700.000

Norwards to Sacramento it would be:

Sacramento County - 1.400.000
San Joaquin County - 700.000 (Stockton station)
Stanislaus County - 500.000 (Modesto station)

Populations of counties in the line:

Merced County - 255.000
Madera County - 155.000 (no station)
Fresno County - 800.000
Kings County - 150.000 // Tulare County - 370.000 (potential station, the line passes on the border of both counties)
Kern County - 840.000 (Bakersfield station)

To the south, the next county would be:

Los Angeles County - 10 million (many stations)

And here go the existing Amtrak lines:




Detalhes da extensão proposta para a primeira linha:



Imagens interesssantes:

* Detalhes da Linha: http://cdn.publicinterestnetwork.org/assets/3zpZ1COabArt4K19VFqwdg/high-speed-rail-map.jpg
* Custo dos segmentos: http://img854.imageshack.us/img854/3707/screencapture10.png

segunda-feira, 14 de março de 2011

Comparação de calçadas

Para começar a estudar o assunto, nada como ver alguns exemplos ao redor do mundo:

1> Centro de Portland, USA, ao lado de uma praça
Google Earth: 45° 31' 53.67" N 122° 40' 54.23" W

Total: 21m
1,4m Calçada inadequada com postes
2,3m estacionamento paralelo
3m Bonde e 1 faixa de veículos
3m 1 faixa de veículos
2,2m estacionamento paralelo
9m calçada na praça

Como melhorar: Basta remover o estacionamento junto a calçada inadequada e converte-lo em calçada



2> Avenida São Gualter, São Paulo, Brasil
http://maps.google.com/maps?t=h&hl=en&ie=UTF8&ll=-23.538622,-46.727085&spn=0.000618,0.000743&z=20

Total: 29m
1,5m Calçada inadequada com postes
10m 3 faixas de veículos
4m Canteiro central
10m 3 faixas de veículos
3,4m calçada adequada

Como melhorar: Basta tirar 2m do canteiro central e dar para a calçada inadequada

3> ulica Swobodna, Wrocław

Total: 30m
4m Calçada adequada
3,4m Calçada/Faixa temporária/parada de ônibus (varia no quarteirão)
7m 2 faixas de veículos
9m 3 faixas de veículos
2,8m Faixa temporária/parada de ônibus (varia no quarteirão)
3,5m Calçada adequada

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Modernização das linhas de trêm da Polônia

Dados coletados sobre as obras em andamento para verificar a velocidade e o progresso dos investimentos:

Tméd é o tempo médio do trajeto majoritário inteiro, por exemplo Wrocław-Poznań ou Katowice-Kraków, não do trecho em reforma.

LinhaKmCustoInício/Fim

Tméd

nr8-Warszawa lotnicko


?->dez 2011

() Warszawa-Łódź




* Warszawa–Skierniewice

1,8b zł
2011->2014

* Łódź Wid. – Łódź Fabr.

1,9b zł
assinado?

(E59) Poznań-Wrocław



2h40->
* Poznań-Czempiń

?->2013


* Wrocław-Rawicz

?/165?



(E30) Kraków-Rzeszów


5b zl



(E30) Tarnów-Rzeszów

73km




* Sędziszów Młp-Rzeszów
21
360m zł
2011->2014 []

(E30) Kraków-Tarnów

77km




* Biadoliny-Tarnów
19
623m zł2011->2014 []

* Podłęże–Bochnia
26
718m zł2011->2014 []
* Bochnia–Biadoliny
22
501m zł 2011->2014
(E30) Sosnowiec-Kraków58/77
2,5b zł
2011->Q2 2014
1h40->?
(E65) Warszawa-Gdańsk


* Malborg
9/?
869m złainda não ass.

* Ciechanów-Mława

485m zł

* Siedzibą-Iława
52/?
758m zł












Terminadas até 2010


(E30) Wrocław-Opole87kmQ4 2010
1h->50m
(E30) DE-Wrocław




Projetos futuros
(E30) Opole-Zabrze
(E30) Zabrze-Katowice







E agora o número de passageiros no tempo:

Ano
TotalPKP ICPR
K Mazow.
Obs
2010
37 mln


2009282 mln
52 mln121 mln51 mln

PO transfere os trens

TLK do PR para PKP IC

2008
292 mln
15 mln169 mln50 mln

2007
280 mln
12 mln
168 mln45 mln
2006
265 mln
11 mln
161 mln
42 mln
2005
258 mln10 mln
163 mln40 mlnCriação do Kolej Maz.
2004
272 mln8 mln
222 mln
N/A
2003
283 mln9 mln
232 mln

2002
303 mln


2001
332 mln


Fontes:

* http://www.rynek-kolejowy.pl/21527/146_mln_pasazerow_mniej_%2B_katastrofalne_wyniki_PKP_Intercity_w_roku_2010.htm

* http://biznes.gazetaprawna.pl/artykuly/409522,kolej_traci_pasazerow.html

* http://www.przewozyregionalne.pl/raport-roczny.html

* http://www.mazowieckie.com.pl/site.php5/article/4/1124.html



E agora os tipos de transporte no mercado polonês:

Ano
Total (mln)FerroviasAutomóvelAvião
2010
2009
2008966291 (30%)666 (69%)5 (0,6%)
20071006280 (28%)718 (71%)6 (0,6%)
20061024265 (26%)751 (73%)5 (0,5%)
20051047258 (25%)782 (75%)5 (0,4%)
20041076270 (25%)801 (74%)5 (0,4%)
20031113283 (26%)823 (74%)4 (0,4%)



Fonte: Relatórios anuais da PKP